Várias são as qualidades que uma empresa espera de um colaborador nos dias de hoje: iniciativa, desempenho, resultados, bom relacionamento, criatividade, etc. Atuando há 14 anos em treinamento e desenvolvimento, tive a oportunidade de conhecer centenas de empresas nacionais e multinacionais. O que pude perceber é que a grande maioria dessas empresas observa como principal atributo de um profissional, o comprometimento.
Um profissional comprometido tem iniciativa, tem senso de responsabilidade, quando faz alguma tarefa não faz por fazer, ele sempre está um passo à frente, não espera ser cobrado para mostrar os resultados, busca crescer, não espera que as oportunidades caiam do céu.
É um profissional que trabalha como se fosse dono do negócio, pois se dedica a melhorar constantemente. Realmente, todas as grandes características de um profissional de sucesso se resumem em comprometimento. Éisso que qualquer empresa espera de seus colaboradores. A partir do momento que um profissional escolhe fazer parte de uma empresa, deve estar consciente de seu papel e de suas obrigações, independente do cargo.
Mas, uma empresa precisa fazer a sua parte para ter na equipe profissionais verdadeiramente comprometidos. Proporcionar um ambiente agradável para o trabalho, possibilitando condições para que as pessoas deem o melhor de si, é de fundamental importância.
Hoje em dia, o trabalho não pode ser visto apenas como meio de sobrevivência, as pessoas querem alcançar autorrealização no que fazem.
Os colaboradores já estão percebendo, também, a necessidade de atuarem para um propósito maior, ou seja, o trabalho deve contribuir para algo significativo. Neste caso, o papel dos líderes deve ser o de envolver as pessoas numa causa maior, visando dar outro sentido para o trabalho. Ninguém se compromete verdadeiramente em atividades que não tenham um forte significado, um propósito relevante.
Para que as empresas contem com profissionais comprometidos, o trabalho deve ser no mínimo estimulante, para isso é preciso valorizar as pessoas, fazendo com que elas sintam que são importantes para a organização. Um colaborador se torna mais engajado numa empresa que oferece um espaço para que ele cresça, onde possa inovar e assumir riscos. Outro aspecto é a remuneração, pois quando é inadequada, gera insatisfação, podendo influenciar negativamente o comprometimento de um colaborador. De outra forma, um bom plano de cargos e salários pode ser um fator que contribuirá para que os colaboradores enxerguem novas perspectivas dentro da organização, e, com isso, continuem engajadas no trabalho.
Realmente, o comprometimento é uma via de mão dupla, a empresa deve se comprometer com seus colaboradores e os colaboradores comprometidos com a empresa. Se todos estiverem conscientes sobre isso, com certeza haverá um casamento sólido, onde todos reconhecem que o sucesso só existe com comprometimento de todas as partes envolvidas. E você, que nota de 0 a 10 atribui para o seu comprometimento no trabalho?
Por Cersi Machado