Meu fornecedor, meu parceiro!

Seu fornecedor deve manter transparência de seus processos.

Quando buscamos a terceirização da equipe de apoio interno ou quando necessitamos trocar a terceirizada atual, esperamos que atue de forma correta, idônea e transparente.

Mas como creditar confiança, saber se estão lidando com as melhores práticas do mercado?

Imagine só: Você contrata serviços terceirizados para sua empresa e depois de algum tempo o fornecedor pede rescisão contratual, por saúde financeira. As consequências negativas são imensuráveis! Abaixo, damos sugestões de como auditar parcerias de serviço e evitar danos e prejuízos:

Sempre desconfie de preço muito baixo

Não existe milagre! Este velho ditado deve ser sempre lembrado: O barato sai caro.

Obrigações trabalhistas e previdenciárias devem ser cumpridas, lembrando que a contratada não é exclusivamente responsável pelos seus colaboradores e a contratante é co-responsável, conforme previsto na súmula 331, IV do Tribunal Superior do Trabalho:

“O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.”

Um bom trabalho precisa contar com infraestrutura administrativa e operacional. Exija da empresa contratada seguro de responsabilidade civil, assim, evitam-se prejuízos em ocorrências acidentais, bem como todos os programas obrigatórios de medicina e saúde do trabalho (PPRA e PCMSO).

É de suma importância observar se seguem a convenção coletiva de trabalho correta, respeitando os pisos salariais e benefícios compatíveis, evitando problemas na justiça com processos trabalhistas por dimensionamento incorreto de funções, escalas, etc.

Conheça a estrutura da empresa, visite seu fornecedor!

Não deixe de fazer uma visita técnica em todo processo de contratação. Assim você pode comparar a amplitude do atendimento. É importante sempre pedir carta de referência e se possível, visitar algum posto de trabalho ou cliente do fornecedor em pauta.

Exija mensalmente os comprovantes das obrigações trabalhistas e previdenciárias de cada funcionário contratado

Tais obrigações podem ser atestadas pelas certidões abaixo:

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  • Certificado de Regularidade do FGTS.

Comprove que ocorre reposição, em caso de faltas de funcionários

Um dos expoentes dos benefícios da terceirização é a reserva técnica. Este é um indício que a empresa tem boas condições de trabalho.

Alta rotatividade

Este cenário caracteriza que há algo de errado! Insatisfação do colaborador com a empresa por não seguir a convenção coletiva de trabalho (pagando salários adequados e benefícios), má gestão operacional e administrativa são sintomas latentes.

Não hesite: Solicite o máximo de Certidões Negativas

Citamos alguns exemplos de CND(Certidões Negativas de Débito), que asseguram a boa prática de gestão do fornecedor:

  • Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais;
  • CND Tributários Não Inscritos da Dívida Ativa do Estado de SP;
  • Certidão negativa de falência e recuperação judicial;
  • CND Tributários da Dívida Ativa do Estado de SP;
  • Certidões de Protesto.

Observe atentamente o dia a dia da prestação de serviços

A prática diária da qualidade deve ser seu referencial para medição do comprometimento do seu fornecedor. Atrelado à estas dicas, você terá maior tranquilidade em desenvolver uma parceria de sucesso.

Considerações finais…

Mantenha sempre ao seu lado fornecedores que entendam a importância de uma boa gestão, de transparência e relação profissional saudável. Isto refletirá em seus resultados!

Abraços,

Por Rafael Mendes - Comercial RM Empresarial
Profissional especialista na Área de Facilities, com passagem em gestão de terceiros e equipes próprias na área hospitalar, logística, tecnologia, seguros e meio ambiente. Atuando há 20 anos na área técnica/comercial, pôde vivenciar todas as atualizações do mercado de Facility Management.