A terceirização de portaria é uma das mais comuns no ramo de facilities, consiste no controle de acesso de visitantes e entregas, e na ronda de monitoramento do ambiente, é possível encontrar porteiros em diversas instituições, tal como corporações e condomínios.
Um bom porteiro deve ter agilidade e principalmente habilidade para lidar com outras pessoas, além de precisar de atenção para evitar possíveis ameaças. Separamos uma lista com os principais encargos de um colaborador de portaria, confira:
O porteiro é responsável pelo monitoramento da entrada e saída de pessoas, mercadorias e veículos, deve estar preparado para evitar e mitigar riscos e situações que possam comprometer a segurança do local à posto, seja ele residencial ou empresarial.
Receber visitantes (ou moradores, em caso de condomínios), direcioná-los ao local correto e fornecer informações quando necessário.
Vigiar o ambiente, identificando e reportando atividades suspeitas ou emergências. IMPORTANTE: Não confunda porteiro com vigilante, o porteiro que realiza ronda não deve se envolver em situações de risco, sua função é o reporte de atividades e irregularidades dentro do espaço no qual está inserido.
Manter contato com outros funcionários ou serviços de segurança, reportar superiores em casos de incidentes, atualizações e problemas.
Registrar entradas e saídas, ocorrências diárias, e outras informações pertinentes.
Receber e distribuir cartas e encomendas aos destinatários corretos.
Auxiliar em tarefas administrativas leves, como atender telefonemas e gerir chaves.
Tais funções podem variar dependendo das necessidades específicas do local onde o porteiro ou ronda está atuando. Afinal, cada ambiente possui suas particularidades e limites.
Para contratar serviços de portaria clique no link e fale nossos consultores.