Terceirização de Serviços – Saiba Contratar
A terceirização de serviços de portaria, recepção e limpeza, dentre outros, passou a ser algo habitual na administração de empresas e condomínios. Seduzidos pela facilidade de gestão oferecida pelas empresas de serviços, os administradores e síndicos encontraram nesse caminho soluções muito mais cômodas e eficientes que administrar funcionários próprios. E estão certos.
Nem tudo são flores, no entanto. Ao longo de minha carreira, me deparei com situações onde o amadorismo, de um lado ou de outro, trouxeram problemas difíceis de serem contornados. Afinal, como contornar um passivo trabalhista não previsto pela empresa de serviços e não descrito em contrato? Como treinar equipes se a empresa não tem estrutura e conhecimento de treinamento? Como lidar com eventos atípicos ao dia a dia, se a empresa não tem experiência nem contingente de pessoal?
Além das perdas financeiras evidentes, ao se contratar uma empresa despreparada, há também o imaterial, que é a imagem das empresas e/ou condomínios. Os profissionais ali presentes representam o cliente, seja empresarial ou residencial, diante de seu público interno e externo. Danos intangíveis e difíceis de serem mensurados.
Na planilha, no entanto, os prejuízos são fáceis de se mensurar, sobretudo quando a empresa que se aventura no mercado sem estar devidamente preparada simplesmente encerra suas atividades, como consequência natural de um negócio mal planejado.
Ou seja, ao procurar empresas de terceirização de serviços, é fundamental saber da sua estrutura e experiência. Conhecer o seu corpo diretivo. Saber quem são e de onde vieram. Prepare-se para um contrato que será de no mínimo um ano, ou seja, não é algo que se resolve apenas comparando orçamentos. Gaste tempo com essa decisão.
Analise cada proposta nos detalhes. Busque ajuda profissional, se precisar.
Valorize os direitos e benefícios trabalhistas. Estes são grandes diferenciais para você evitar possíveis passivos, além de garantir uma mão de obra melhor qualificada, em setores onde a mão de obra de qualidade é difícil de ser obtida.
Procure uma empresa preocupada em reter valores éticos, com processos da qualidade bem definidos e, preferencialmente, uma empresa certificada. A certificação é uma prova de que aquela empresa já foi testada por órgãos competentes.
Principalmente: não arrisque. Contrate quem tem credibilidade e sabe o que faz. Terceirização de serviços não é sobre você, mas sobre todas as demais pessoas que dependem da sua decisão.
Se precisar de alguma dica, me escreva sem compromisso: roberto@rmempresarial.srv.br
Grande abraço.
—
Roberto Martins
Diretor Fundador da RM Empresarial, possui mais de 30 anos de experiência em gestão de serviços e de pessoas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!