Reflexões técnicas e comportamentais frente ao novo momento
Organizações já iniciaram sua corrida contra o tempo para saírem à frente da concorrência e se adaptarem.
É importante adaptar a cultura organizacional da sua empresa para que os próximos tempos sejam promissores.
Para isso, será necessário desenvolver novas habilidades.
Principais mudanças na força de trabalho.
Embora a revolução tecnológica ganhe cada vez mais espaço, ainda existem muitas áreas em que a interação humana não pode ser descartada, já que é necessário interpretar, interagir e lidar com as informações coletadas.
A inteligência artificial é capaz de gerar alguns diagnósticos, contudo, ainda não consegue interagir com os clientes na sua totalidade, considerando os diferentes tipos de personalidades e comportamentos. Nesse caso a presença humana se torna insubstituível.
Outro fator que não pode ser ignorado é a nossa mudança frente à situação atual que estamos passando. Tudo isso requer algumas reflexões. Todos nós, incluindo nossos clientes e amigos, passamos por mudanças de conceitos e estamos refletindo sobre o que realmente é necessário e importante em nossas vidas.
Pensando na atuação profissional, o perfil do novo colaborador reflete em novas ações que dizem respeito à inteligência relacional com os membros da sua equipe de trabalho e também com seus clientes. Um elemento primordial é a união da equipe no desenvolvimento colaborativo e nas suas ações diárias de trabalho, aprimorando ou adquirindo novas habilidades, como: adaptação, flexibilidade, criatividade, resiliência, inteligência emocional e relacional.
Somos únicos, agimos de acordo com nossas crenças e conceitos. Respeitar as opiniões divergentes e as diferenças é um bom caminho.
Todos nós possuímos algumas habilidades diferentes das de outras pessoas. No ambiente de trabalho, precisamos utilizá-las de forma colaborativa, no apoio diário para o desenvolvimento das nossas atividades e a satisfação dos nossos clientes, refletindo em sucesso frente a nossa concorrência.
Nós, colaboradores, precisamos estar integrados para enfrentarmos o novo cenário, acreditarmos na cultura e na missão da organização e nos envolvermos com ela.
No mercado de trabalho atual, o diferencial competitivo será daquele que apresentar um comprometimento social no auxílio e condução das necessidades dos clientes, pensando no seu bem estar pessoal e satisfação referente aos serviços prestados pela organização.
O resultado é o sucesso pessoal e organizacional.
Tereza Sanches
Analista Educacional com MBA em Gestão de Pessoas, Pós-Graduação em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia. Coordenadora da Escola do Comércio do Sincomércio ABC. Ministra cursos e palestras de qualificação e capacitação profissional. Atua em Treinamentos na Gestão de Negócios no Varejo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!