Gestão de Qualidade: uma importante ferramenta competitiva
Diante de um mercado cada vez mais disputado, a gestão de qualidade é a principal influência para que empresas se tornem mais competitivas e ganhem maior relevância em seus produtos e serviços
Mesmo diante do cenário pandêmico, o mercado segue competitivo, em setembro de 2020, o estado de São Paulo registrou um recorde que não acontecia há 22 anos, com a abertura de 23.205 novos empreendimentos, tornando cada vez maior a gama de produtos similares e de negócios que compartilham da mesma atuação de suas atividades.
Esse aumento torna a concorrência ainda mais forte, exigindo que as empresas possuam uma organização de suas atividades, tendo como principal diferencial competitivo a qualidade em seus produtos e serviços.
Por isso, nunca foi tão importante que empresários e gestores invistam na Gestão de Qualidade dos seus negócios, tornando-os fortes e altamente competitivos diante de um cenário tão disputado.
Gestão de Qualidade como fator competitivo
Investir em gestão de qualidade é uma estratégia avançada para potencializar os resultados das organizações. Entretanto os gestores devem ter consciência de que as premissas da gestão de qualidade devem fazer parte da cultura organizacional como um todo, passando por todos os departamento da organização, fazendo com que o resultado final cause impacto na qualidade dos produtos e serviços, sejam eles oferecidos ao cliente final ou empresas parceiras, no caso de negócios de atuação B2B.
Uma gestão de qualidade eficiente tem a capacidade de servir como uma ferramenta capaz de tornar o seu negócio altamente competitivo diante do mercado, independentemente do porte e segmento da sua empresa.
Criar uma gestão eficaz permite que a empresa seja levada ao reconhecimento e competitividade. E possibilita que o empreendimento fique forte e saudável, evitando que empresários sejam obrigados a fechar as suas portas após pouco tempo.
Entendendo a Gestão de Qualidade
Podemos caracterizar a gestão de qualidade como um modelo de gerenciamento capaz de abordar as principais eficiências e eficácias da empresa como:
- Controle de produção
- Qualidade de produtos e serviços
- Satisfação do consumidor
- Maneira como são utilizadas as principais ferramentas
- Gestão adequada da empresa e produção
Adotar esse modelo de gestão sem dúvidas é uma das prioridades para gestores e empresários que desejam que sua empresa se torne realmente competitiva no mercado, garantindo total satisfação de seus clientes, e a qualidade esperada, sejam elas em seus produtos ou serviços oferecidos ao consumidor final.
Como pode ser aplicada a Gestão de Qualidade?
A gestão de qualidade é feita através de um sistema capaz de gerenciar todo o processo da organização, visando a satisfação dos clientes e maior economia por parte da organização.
O sistema também garante que exista um padrão de crescimento e melhoria do seu negócio ao realizar as funções, documentando e estruturando as principais responsabilidades e etapas para que seja gerado valor aos clientes e alcançado os objetivos efetivamente através do custo benefício.
As principais ferramentas a serem utilizados em Gestão de Qualidade
Entre as diversas ferramentas de gestão utilizadas pelas empresas visando atingir a eficiência, podemos citar os principais que não podem faltar na gestão de qualidade do seu negócio.
- 5S – Housekeeping
- KAIZEN – Melhoria contínua
- MASP
- Metodologia de Análise para Solução de Problemas
- Mapeamento e Gerenciamento de Processos
O que fazer para alcançar a competitividade empresarial
Primeiramente para que a instituição consiga alcançar a competitividade empresarial, ela deve estudar e entender quais são as suas principais forças em relação às outras empresas do mercado, possibilitando que sejam criadas estratégias que cubram as dores do cliente que ainda não foram solucionadas pelos concorrentes, ganhando um espaço e destaque que antes não era preenchido.
Essa competitividade necessita de ferramentas de qualidade como as citadas anteriormente para que auxiliem em maior valor adquirido em seus produtos e serviços comparados aos semelhantes ofertados pelo mercado.
Uma empresa capacitada e altamente competitiva é capaz de adquirir diversos benefícios em seu crescimento entre eles:
- Lucros
- Valorização por parte dos clientes
- Fidelização
- Produtos e serviços reconhecidos
Conheça a RM Empresarial e destaque a sua empresa no mercado
Você empresário e gestor, está em busca de uma gestão de qualidade que atenda às necessidades da sua empresa, a tornando relevante e altamente competitiva no mercado? Você precisa conhecer os serviços da RM Empresarial, com um time completo de especialistas, que irão alinhar a sua empresa às principais normas de qualidade e assim garantir a excelência e reconhecimento tão almejado pelo mercado. Entre em contato com a RM, empresa reconhecida pela sua qualidade em gestão de pessoas, terceirização de serviços e consultoria especializada.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!