Conheça a NBR ISO 9001: Uma certificação cheia de vantagens para sua empresa
A NBR ISO 9001 é uma certificação mundial de qualidade, fundamental para o crescimento, monitoramento e adequação a um sistema de gestão, adquirindo maior visibilidade, economia e credibilidade de suas atividades.
A NBR ISO 9001 tem como objetivo estabelecer um conjunto padronizado de requisitos para desenvolvimento de sistemas para a qualidade.
Atualmente empresários e administradores se deparam cada vez mais com um sistema de gestão e o mercado impõe uma série de normas (ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000 e SA 8000), tanto para quem vende como para quem compra os produtos/serviços.
Cada uma delas possui suas particularidades e funções diante da atuação empresarial. Porém, todas partem do mesmo princípio:
- Minimizar possíveis erros
- Maior garantia de competitividade entre as empresas
- Melhora constante de sua atuação no mercado
- Obter maior economia na execução de seus processos
O que é o ISO 9001 e por que é importante?
Para que você entenda melhor sobre o certificado ISO 9001 e sua importância, vamos apresentá-lo. ISO é a sigla universal para Organização Internacional de Normalização do inglês: International Organization for Standardization.
Criado em 1947 em Genebra na Suíça, o certificado ISO 9001 está presente em mais de 200 países, tendo como característica a promoção das normas de qualidade para empresas. ELA é a norma de qualidade mais bem sucedida e utilizada no planeta.
Mais de 850 mil organizações de 161 países desenvolvem sua gestão e a qualidade de seus produtos e serviços através dela.
Sua atualização é prevista a cada cinco anos, seguindo as principais tendências da economia e as mudanças do mercado.
O certificado tem a validade de três anos para a empresa que recebe a certificação, sendo necessário que após esse período, ocorra novamente uma nova auditoria para a sua renovação, validando todos os aspectos necessários para o sistema de gestão e qualidade exigidos.
No Brasil nós temos o NBR ISO 9001, uma versão nacional da norma, que visa identificar a qualidade em relação aos processos empresariais e dos serviços por eles oferecidos. Essa norma ainda é fundamental para que a satisfação dos clientes em relação a empresa seja elevada, ao respeitarem e atenderem a todas as exigências de melhorias e qualidade.
Vantagens em ser certificado pelo ISO 9001
O certificado NBR ISO 9001 garante a empresa que o possui diversos benefícios, se tornando fundamental para organizações que buscam crescer e se destacar no mercado. Entre suas principais vantagens podemos citar, dois pontos cruciais para uma organização:
1) Manter e conquistar mercados, melhorando sua eficácia no atendimento dos requisitos dos clientes;
2) Reduzir desperdícios e custos da não qualidade, melhorando sua eficiência;
Nota: Com isto é possível a organização, obtendo maior economia em relação às suas atividades como:
- Evitar retrabalhos
- Gastos com recursos para fidelização de clientes
- Maior autonomia
- Organização dos setores internos
- Qualidade, Custos, Segurança e Moral
Clientes satisfeitos:
Com um sistema de gestão eficaz, é possível direcionar todos os esforços diretamente aos clientes, como a medição de satisfação com os serviços prestados pela sua empresa. Dessa forma é assegurado que todos os desejos e necessidades de um bom atendimento ao cliente sejam atendidos, mantendo a qualidade esperada e o reconhecimento da sua marca.
Esse fator é muito importante porque ele nos leva de volta ao item anterior de economia e maiores lucros, uma vez que evita retrabalhos e custos com erros, além de maior satisfação e procura por parte de clientes o que, por consequência, eleva os lucros.
Como posso certificar a minha empresa a NBR ISO 9001?
Para obter a certificação de sua empresa, é preciso que sejam atendidos alguns requisitos da norma, analisando os serviços a serem certificados ou requisitos que podem ser excluídos e, para atender é importante mapear os processos da organização, resultando na elaboração da documentação para que os princípios da qualidade sejam atendidos de forma adequada, conforme estabelecido na NBR ISSO 9001.
Para este processo é importante analisarmos os Princípios da Gestão da Qualidade como:
Foco no cliente
Liderança
Envolvimento das pessoas
Abordagem de processo
Melhoria
Abordagem factual para tomada de decisão
Gestão de Relacionamento
A estrutura da norma possui 10 requisitos e está definida conforme abaixo:
- Escopo
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Contexto da organização
5. Liderança
6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade
7. Suporte
8. Operações
9. Avaliação de desempenho
10. Melhoria
Após o cumprimento e análise dessas exigências é a vez de iniciarmos o processo de auditoria efetuada por um dos organismos certificadores escolhidos por sua organização, podendo definir as datas para realizar a Fase I e Fase II deste estágio.
Para que a sua empresa se enquadre e esteja alinhada com as exigências necessárias, é orientado que busque um consultor especializado nesse assunto, para toda a orientação. É ele quem irá auxiliar com o cumprimento das especificações e ajudar a certificar sua empresa à norma NBR ISO9001.
Certificados pela NBR ISO 9001 para Terceirização de Serviços
A RM Empresarial está sempre em busca de executar em nível superior o seu trabalho, oferecendo aos seus clientes a qualidade necessária que eles tanto buscam. Por isso, seguindo esse objetivo, a RM implementou um sistema de gestão de excelência, processo esse que foi refletido na recertificação da Norma NBR ISO 9001 para prestação de serviços de mão de obra em portaria e recepção, jardinagem, limpeza e conservação predial, industrial e serviços administrativos em geral.
Você empresário e gestor, precisa de ajuda para alinhar a sua empresa às principais normas de qualidade e assim garantir a excelência e reconhecimento tanto almejado? Entre em contato com a RM, empresa reconhecida pela sua qualidade em gestão de pessoas, terceirização de serviços e consultoria especializada.
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