A importância de um programa de gestão em Saúde e Segurança no Trabalho – Parte 4
GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: É POSSÍVEL
Assim como, existem modelos para gestão da produção, do fluxo de caixa, do marketing, também é possível a implantação de um programa de Gestão em Saúde e Segurança, através da identificação de Perigos e Riscos e adoção de ações eficazes para controle dos mesmos, incluso neste programa o treinamento das pessoas, empregados e empregadores, para que adotem uma postura prevencionista.
O desenvolvimento de um clima favorável ao apontamento de irregularidades, o treinamento sobre técnicas de Percepção do Risco, contribuirá para que os trabalhadores se mantenham atentos em relação ao seu posicionamento no trabalho, contribuindo para que os mesmos identifiquem antecipadamente fatores que podem levar a ocorrência de acidentes.
Por sua vez os empregadores que cultivam este tipo de comportamento terão a possibilidade de promover a melhora no ambiente de trabalho, através da redução dos riscos de acidentes neste ambiente.
Quais fatores são estes?
É sabido que qualquer elemento humano sofre influência do meio em que vive, quer seja a em função de sua situação financeira, o seu relacionamento familiar, o cansaço provocado por longas jornadas de trabalho, todos estes fatores reunidos ou independentes contribuirão para que o indivíduo, empregado ou empregador, tenha desvios em seu comportamento, se expondo ou expondo outros a perigos, que em uma condição normal, não o faria.
A implantação de um programa, voltado à identificação dos perigos e riscos, contribuirá para que os representantes da empresa sejam menos tolerantes às condições inadequadas de trabalho, permitirá aos trabalhadores do chão de fábrica identificar fatores pessoais, que possam contribuir para que o mesmo tenha desvios de comportamento, que poderão contribuir para o registro de acidentes.
A implantação de um Programa de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, e não apenas o atendimento aos programas básicos previstos em Lei, certamente irão contribuir para que as empresas passem a registrar uma melhor performance em Prevenção de Acidentes, e consequentemente uma redução nos custos indiretos advindos destes acidentes.
________________
OLEGÁRIO CAVA – Técnico em Segurança do Trabalho, Administrador de Empresas e Mestre em Educação.
Possui mais de 30 anos de vivência empresarial, ocupando cargos de coordenação e gerência, nas áreas Administrativas, Logística, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, em indústria Química, Petroquímica, Metalúrgica e Instituição Educacional. Atualmente é professor universitário, consultor e instrutor de treinamentos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!