A importância de um programa de gestão em Saúde e Segurança no Trabalho – Parte 3
PERCEPÇÃO – VALE PARA TODOS
Como colocado na abertura, o perigo, ou fator de risco, está presente em toda atividade humana, portanto o homem está presente ou contribuiu para o fato, e se lá está, um fator pode ser incontrolável, o seu comportamento.
Desta maneira, no ambiente empresarial se faz necessário a utilização de diversas ferramentas de análise de risco, como: APR, FMEA, HAZOP entre outras, com o objetivo na maioria das vezes de identificação de riscos presentes na infra-estrutura do local. Boa parte destas ferramentas, por vezes utilizadas em indústrias químicas e petroquímicas, visto o potencial de danos relacionado ao patrimônio e ao meio ambiente neste tipo de atividade ser elevado, não que as mesmas não possam ser aplicadas em outras atividades, mas a freqüência é menor.
Porém, estas ferramentas, na maioria das vezes tem aplicabilidade na identificação de Perigos e Riscos físicos presentes na estrutura física da empresa, não atacando as possíveis variáveis provocadas pelo comportamento do indivíduo. A decisão de um empregador em comprar um equipamento sem os requisitos básicos de segurança, pode gerar uma condição insegura, mas partiu novamente de uma decisão do indivíduo de correr o risco, esperando que nada ocorresse, o que denota a ausência de Percepção de Risco por parte deste, o que o levou a um comportamento inseguro.
Pode soar estranho esta afirmação. Mas ao tomar a decisão de não incorporar as proteções, ele não se expôs, mas expôs seus funcionários ao risco de acidentes.
Em outra situação onde o supervisor de uma área aceita a não eliminação de irregularidades no piso de seu setor, expondo seus subordinados ao risco de quedas e torções, também é um exemplo de falta de Percepção, que o induz a um comportamento inseguro, que poderá causar danos a ele, a seus subordinados, e por vezes ao patrimônio da empresa.
Observe que até este momento não chegamos ao trabalhador do chão de fábrica. Afinal, este também poderá ter um comportamento inadequado, o que é provável, se na empresa em que trabalha não existe uma gestão adequada na área de Saúde e Segurança no Trabalho.
Uma cultura na qual além dos fatores de risco presentes na operação, o comportamento dos indivíduos também é considerado, já que a condição física e psicológica do indivíduo influenciada por fatores psicossociais poderá interferir na forma que o mesmo desenvolve suas atividades e consequentemente na maior ou menor exposição aos perigos presentes.
É possível implantar um programa de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, de maneira que os valores investidos possam ser recuperados pela empresa. É o que apresentaremos em nosso próximo comentário.
________________
OLEGÁRIO CAVA – Técnico em Segurança do Trabalho, Administrador de Empresas e Mestre em Educação.
Possui mais de 30 anos de vivência empresarial, ocupando cargos de coordenação e gerência, nas áreas Administrativas, Logística, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, em indústria Química, Petroquímica, Metalúrgica e Instituição Educacional. Atualmente é professor universitário, consultor e instrutor de treinamentos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!